domingo, 13 de setembro de 2009

A CRISE DA PREFEITURAS

Blog do Nassif.

Por Homeo Pavan Filho

Nassif, um assunto que passou ao largo das discussões da crise eonômica é a situação das prefeituras.

Segundo a CNM (Confederação Nacional dos Municipios), apenas as prefeituras paranaenses já perderam R$ 270 milhões em receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2009, comparando-se a 2008.

Se levarmos em conta o que deixou de crescer esse Fundo, que vinha crescendo ano a ano desde 2003, as perdas devem chegar a número bem mais elevado.

Sei que o tema não é popular, pois a maioria das pessoas tende a acreditar que os prefeitos são todos ineptos, coisa que eu não concordo.

As prefeituras não têm como se endividar para honrar compromissos com a folha de pagamentos, por exemplo, e não pode emitir moeda, como o governo federal. Se há dinheiro, bem, se não há, a única solução é cortar gastos.

Ocorre que é impossível cortar gastos como salários do funcionalismo, despesas com transporte escolar, saúde, manutenção de ruas e estradas rurais.

A situação tá feia nas prefeituras e muitos prefeitos não sabem mais o que fazer, já que o governo federal, deputados e senadores, fazem pouco caso.

É bom lembrar que é nos municípios que vivem as pessoas, e prefeitos, via de regra, são importantes cabos eleitorais, tanto pro bem quanto pro mal.



2 comentários:

FB disse...

Beleza Pessoal, tudo de bom a todos...
Vejo q é boa hora dos "Pré-feitos" em Brasilia mutarem e aprenderem ser "Perfeitos" no q se propuseram a fazer e caminharem com as próprias pernas e assumirem as responsabilidades mostrando suas capacidades, em vez de ficarem esperando por ajuda alheia.
Valeu!!!

Anônimo disse...

A matéria e boa e reflexiva, mas solta você comenta sobre as crises das prefeituras, mas não traça paralelo, com um assunto mas empírico, ou seja, o que você quiz dizer mostrando esta matéria, e arrume o título " A crise das prefeituras" ok, Andrei.