sexta-feira, 3 de abril de 2009

SEU RUBIS

Ele comandou a última caça à baleia franca, em 1973
O pescador e comerciante Roberval Alexandrino morreu na madrugada desta quinta-feira no Hospital Regional de São José
Seu Rubis, como era conhecido, tinha 79 anos e faleceu de falência múltipla de órgãos, segundo seus familiares.
Ele resistiu 59 dias no hospital, onde implantou três pontes de safena. Seu Rubis deixou 11 filhos e importantes legados à história de Garopaba.
Nos últimos anos seu Rubis foi muito procurado por jornalistas e emissoras de TV para relatar sua atividade como caçador de baleias, hoje proibida por leis ambientais.

Quase lenda, a morte da última baleia franca na baía da cidade é relatada por todos os pescadores. Comandando sua baleeira, seu Rubis teria acertado o cetáceo no primeiro tiro de canhão, método que era utilizado à época para lançar o arpão.
A proeza de seu Rubis condizia com a história da Armação de São Joaquim da Garopaba desde o Século XVIII, criada exatamente para caça e industrialização de baleias francas.
Assediado pela imprensa, o velho pescador se emocionou várias vezes ao falar da aventura, sempre afirmando que não sabia estar fazendo algo errado.
De fato, na época, não havia área de proteção nem as leis de preservação da baleia franca, parte de uma consciência que se criou posteriormente.
Até o final, seu Rubis manteve a Peixaria Jerusalém, a primeira da cidade, inaugurada 30 anos atrás, e seu barco de pesca em atividade.
Filhos e netos e uma boa parte dos pescadores e moradores do centro histórico acompanharam o féretro até o Cemitério Municipal às 17 desta quinta-feira.
FONTE: www.grbol.com.br


Nenhum comentário: