sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

INFORMAÇÃO


Idosos e deficientes terão de mostrar carteirinha, válida em todo o território nacional, para usar vagas exclusivas

Idosos e deficientes terão de mostrar carteirinha, válida em todo o território nacional, para usar vagas exclusivas.

BLUMENAU - Deficientes físicos e idosos terão uma carteirinha especial para estacionar em vagas exclusivas na Área Azul. A norma entrou em vigor no primeiro dia do ano. As resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definem as novas regras para uso do serviço, que terá validade em todo o país.

Em Blumenau, a sinalização das áreas exclusivas deve começar segunda-feira. O cadastro dos usuários será feito a partir do dia 18.

Segundo o diretor de Trânsito do Seterb, José Carlos de Oliveira, as áreas exclusivas estão sendo definidas pela Diretoria de Planejamento Viário. Inicialmente, elas vão abranger a região central da cidade e priorizarão locais próximos aos serviços públicos, bancos e hospitais. Segundo a resolução do Contran, a lei exigirá 5% do total de vagas para idosos e outros 2% para os deficientes. A Área Azul de Blumenau conta com mais de mil vagas.

– A partir do cadastramento dos usuários, nós poderemos ter um controle sobre a necessidade ou não da ampliação dessas vagas – explica o diretor de Trânsito do Seterb.

Nos meses iniciais da nova norma, a fiscalização ocorrerá de forma educativa. Agentes de trânsito e monitoras da Área Azul vão informar os usuários das vagas sobre as regras. Adesivos indicativos de deficientes físicos não terão mais validade. Na Área Azul, a apresentação da carteirinha não isenta do pagamento da taxa de estacionamento.*

Vamos esperar agora para ver como será em nossa região. Semana que vem estarei procurando o setor de Trânsito da Prefeitura de Garopaba para saber se já estão emitindo as tais carteirinhas que terão validade em todo o país.

Espero que isto ajude um pouco no controle do estacionamento das referidas vagas, pois o que tem de gente se aproveitando é uma grandeza.

*Fonte: www.deficiente.com



Nenhum comentário: