terça-feira, 1 de abril de 2008

1º DE ABRIL


Origem do Dia da Mentira
Podemos nos divertir um montão nesta data, mas você sabe ao menos por que todo o mundo comemora o dia da mentira? Olhem só... existem várias versões que explicam a origem do dia. Uma delas, a mais famosa inclusive, conta que a lembrança da data começou quando a França resolveu usar o calendário gregoriano e mudou a comemoração do Ano Novo, que costumava ser uma festa que durava uma semana, entre 25 de março e 1º de abril (começo da primavera na Europa).
Só que, de acordo com o calendário estipulado, a comemoração deveria acontecer no dia 1º de janeiro a partir do ano de 1564. Esta decisão foi tomada pelo rei Carlos IX, da França, e depois foi seguida por outros países da Europa.
Alguns franceses ficaram tão revoltados com a mudança de data que continuaram comemorando a virada do ano em abril. Para tirar sarro com a cara dessas pessoas (puro deboche), outros franceses mandavam-lhes presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Deste então esta data ficou conhecida como o Dia da Mentira. Duzentos anos depois esse costume se espalhou para a Inglaterra e depois para todo o mundo.
Tanto que até hoje os britânicos costumam chamar de noodle (Pateta) a pessoa que, sem perceber, "acredita nas mentiras de 1º de abril". Na França, são chamados de poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril).
Portanto galera, aproveite o dia para se divertir e pregar uma peça em seus amigos. Hoje pode, mas só hoje, hein! Vê lá o que você vai aprontar! Para ficar fera no assunto, veja também
outras maneiras de mencionar a palavra "mentira". *

Então aproveite e fique a vontade hoje para contar a sua mentira.

Aqui em Garopaba, mais precisamente em Campo D'una, uma figura folclórica é muito conhecida por contar mentiras de maneiras muito sérias. Certa vez ao passar a pé correndo, um grupo de crianças pediu-lhe que contasse uma mentira e o mesmo disse que não podia pois estava com pressa para ver o caminhão de balas e chicle que havia tombado ali próximo, foi uma correria só. Ao chegarem ao local dito, nada de caminhão, somente ali perceberam que tinham caído em mais uma de suas mentiras bem contadas.

Podemos dizer também que o nosso amigo da foto acima é uma verdadeira figurinha carimbada da região.

Nenhum comentário: