sábado, 6 de agosto de 2011

GOSTEI


Mesmo atrasado não poderia deixar de falar do 11º Desfile de Carro de Bois de Garopaba. É indescritível ver a passagem dos carreadores com seus bois. Parabéns aos organizadores e participantes e tomara que este evento esteja sempre no calendário do município.
*A Secretaria de Agricultura Pesca e Pecuária organizou no último domingo (31) em Garopaba um lindo desfile de carros de boi que fez parte da programação da festa de São Joaquim, padroeiro da cidade. 35 carros de bois participaram do desfile. Produtores rurais de diversas comunidades lembraram o tempo em que o veículo era usado como meio de transporte. 
 O cantar das rodas chamou a atenção. Durante o desfile, é só o que se ouvia pelas ruas. Os carreiros foram recebidos com euforia pelos apreciadores da tradicional festa do padroeiro São Joaquim.
  
O percurso do desfile contemplou as principais vias da cidade, com destaque para a rua paralela à Praça Governador Ivo Silveira da Igreja Matriz.
O evento fez lembrar as gerações passadas que sustentavam seus filhos com a lida na roça, com o trato dos bois e com a moagem.
“Só subindo em um carro de boi pra entender a paixão que ele desperta na gente”, disse o produtor rural, Sr. João Santos. O cantado da roda misturado ao balanço dão um charme especial a um dos veículos de transporte mais antigos.
Para aumentar o número de participantes no tradicional evento, a Prefeitura Municipal organizou uma comissão de jurados que escolheram o carro de boi mais tradicional e a junta de boi mais parelha. Os carreiros ainda receberam da Secretaria de Agricultura, 4 Sacas de Soja cada e um certificado de participação.
Se depender da disposição dos participantes, o evento vai se repetir ainda por muitos anos durante a Festa de São Joaquim.
 *Fonte: Setor de Comunicação PMG

Nenhum comentário: