terça-feira, 22 de maio de 2012

ENGENHO DE FARINHA E A TRADIÇÃO


Aqui no bairro Campo D'una, município de Garopaba, apesar de todo o crescimento do bairro nos últimos anos, ainda existem dois engenhos de fabricação de farinha de mandioca.
De forma ainda artesanal, mesmo que algumas peças já tenham sido mecanizadas, a mão de obra familiar ainda é bastante usada.
Nesta terça feira, 22, estivemos visitando o engenho do "Seu Manoel João Custódio" , já falecido, mas que todos os anos nesta época, desde o ano de 1983, é acionado para a produção da tradicional farinha de mandioca.
Em um engenho bem preparado, como pode se observar nas fotos, a família "Ferreira" mantém a tradição e o espaço fica movimentado entre os meses de maio e julho quando acontece a tradicional "farinhada".
A mão de obra como falamos anteriormente é basicamente da família, onde reunem-se irmãos, cunhados, sobrinhos e alguns conhecidos, o que torna o local bastante agradável e aconchegante nas noites frias de inverno, principalmente ao redor do forno, enquanto a farinha é finalmente preparada.
Abaixo algumas fotos deste tradicional engenho. 
Uma pilha de mandioca esperando para ser descascada.
Pessoal fazendo manutenção na prensa..
Pronta para ir ao forno.
Saindo do forno

Nenhum comentário: