quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

RESISTÊNCIA







No último domingo pela manhã, forte calor e lá pelas 10:00, saí com minha máquina digital(simples por sinal), para ver se conseguia fazer algum registro diferente, num dos dias considerado de maior pique de Turistas em nossa Garopaba, já que se tratava de um domingo de carnaval.
Ao sair pela Avenida dos Pescadores, bem ali no início, onde se concentra o palco para a realização de shows, pude observar o que podemos dizer de "resistência". Em meio aquela gente toda, para não dizer multidão, tive a oportunidade de presenciar e registrar alguns fatos que marcam esta "resitência". A presença de pescadores, ajudado por alguns amigos, preparando alguns filés de peixe, que provavelmente após o preparo seriam vendidos em uma das peixarias de nossa cidade.
A cena me chamou atenção pela época e o dia em que estávamos e mostrou que no fundo, apesar de uma forte opção que nossa cidade tem pelo turismo , devido a sua importância econômica, algumas pessoas ainda tem na "veia" esta atração de continuar praticando esta atividade, que no passado já foi considerada a principal atividade econômica de nosso munícipio.
Quero ressaltar também, que durante a realização do serviço, o cuidado que os mesmos (Otávio, Nico e Jair) tiveram em colocar os "restos" dos peixes que não foram aproveitados em galões devidamentes fechados e procuraram ao término do serviço limpar a pequena banca que utilizaram, mostrando naquele momento preocupação com o local.
Em outro registro, vemos também nas fotos que apesar de muita gente na praia, as pequenas bateiras se fazem ali presentes e os turistas não mostram desconforto com tal situação.
Por último, a foto nos mostra que um pescador de posse de sua tarrafa está atento para uma possível captura de um cardume de paratis, que se faz presente nesta época em nossas praias.
O importante é que a gente pode pecerber que a atividade pesqueira pode com certeza ser um aliado do Turismo, servindo em alguns momentos como um atrativo a parte.


Na seqüência fotográfica acima:



1ª - Pescador na captura de paratis (Clique na foto para observar melhor)

2ª - Pequenas embarcações entre os turistas

3ª - Pescadores limpando peixes

Lembrando que tudo isto em pleno domingo de carnaval.






Nenhum comentário: