quarta-feira, 26 de março de 2008

CUIDADO

O uso de agrotóxico ou produto veterinário misturado a xampu causou, só neste ano, 18 casos de intoxicação em crianças de Santa Catarina. Dentre as intoxicadas está uma menina de três anos que morreu ontem (25) em Criciúma (202 km de Florianópolis).
De acordo com o CIT/SC (Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina), os pais da menina utilizaram o Diazitop, um produto veterinário com o princípio ativo Diazinon, autorizado para matar piolhos e sarna em bovinos, suínos e ovinos e também para combater o inseto conhecido como "mosca de chifre", que atinge bois.
O centro afirma que a mistura de xampu com produtos com Diazinon também ocorreu nas outras notificações de 2008.
O número de casos registrados neste ano pela CIT/SC já é superior ao total do ano passado, quando foram notificadas 13 infecções. Desde 2004, foram 59 notificações. Destas, apenas uma foi causada por produto sem Diazinon.
A Vigilância Sanitária de Santa Catarina afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que iniciou a veiculação de alertas em rádios para que a população não utilize agrotóxicos e produtos veterinários para matar piolhos. O órgão também afirma que prepara panfleto sobre o assunto.
A Vigilância Sanitária disse também que a solução para o problema depende da exigência de produtos veterinários com Diazinon serem vendidos só com receita. A Coordenação de Fiscalização de Produtos Veterinários do Ministério da Agricultura afirmou, via nota, que os fabricantes são obrigados a informar os riscos dos insumos para humanos e a conter na embalagem o símbolo de produto perigoso: uma caveira.
A morte em Criciúma ocorreu após uma internação de dez dias. A menina sofreu parada respiratória e teve convulsões. De acordo com o médico que a atendeu, Eraldo Belarmino Junior, os pais disseram que aplicaram o produto por orientação de vizinhos.*
Pois é, em pleno século 21, as pessoas com toda a carga de informação que recebem, ainda continuam a cometer verdadeiras barbaridades com esta da reportagem acima. Na minha infância, era comum se ouvir que as pessoas haviam aplicado "neocid" para combater o famoso piolho. Hoje em dia, infelizmente, as pessoas em algumas situações recorrem a alguns inseticidas muito mais fortes e que acabam causando tragédias como a que ocorreu com a menina de Criciúma.

Nenhum comentário: