quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

É bom saber


Deu em o globo
Brasil, entre os piores também em matemática e leitura
O Brasil teve o quarto pior desempenho, entre 57 países e territórios, no maior teste mundial de matemática, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2006. Os estudantes brasileiros de escolas públicas e particulares ficaram na 54 posição, à frente apenas de Tunísia, Qatar e Quirguistão. Na prova de leitura, que mede a compreensão de textos, o país foi o oitavo pior, entre 56 nações.

Os resultados completos do Pisa 2006, que avalia jovens de 15 anos, foram anunciados ontem pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento (OCDE), entidade que reúne países adeptos da economia de mercado, a maioria do mundo desenvolvido. A OCDE já havia divulgado, na semana passada, os resultados da prova de ciências, tema central do teste no ano passado. O Brasil aparece em 52º lugar.

Em matemática, quase metade dos alunos brasileiros — 46,6% — ficou abaixo do nível 1, na tabela usada pela OCDE para traduzir os resultados do teste. A tabela vai até o nível 6. Só 0,2% dos brasileiros atingiram esse patamar. Em Taiwan, 11,8%. *

É lamentável, quando ouvimos ou lemos algo deste tipo, isto mostra o que alguns dos nossos estudiosos da área da educação de nosso país costumam falar, que nosso país precisa investir macissamente na educação se quiser mudar a realidade, caso contrário, infelizmente estaremos sempre entre os últimos.

NOVIDADE
Para quem gosta de andar de bicicleta, mas as vezes sente que não pode dar suas pedaladas legal, já pode conferir na Loja Eletrolar do Campo D'una, uma bicicleta elétrica, em um modelo muito legal, parecendo-se muito com algumas motos. Além do mais, em tempos de uso do ecologicamente correto, esta bicicleta trás a comodidade de usar um combustível limpo e faz até 40 Km com a carga que recebe. É só passar lá e conferir!

Lembrando que não é propaganda do estabelecimento comercial, apenas passei na tarde de ontem para observar a "magrela elétrica" e da uma conversada com o pessoal da Loja, Edson, Donizete, Rafael e outros, que por sinal são bastante cordiais no atendimento.

* Fonte: Blog do Noblat


Nenhum comentário: