sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

GIRO RAPIDO


















AGITO II

Coloco aqui algumas fotos do agito acontecido no Campinense, antes da realização da Audiência Pública que tratou da criação da Reserva Extrativista (RESEX), que está para ser criada nos municípios de Garopaba e Imbituba.
A polêmica continuou na noite de ontem na cidade de Imbituba.
Você pode conferir o que trás o Jornal Diário do Sul a respeito do assunto.


IMBITUBA - A polêmica continuou ontem na apresentação do projeto da Resex (reserva Extrativista) em Imbituba, assim como foi na noite de quarta em Garopaba. Da mesma forma, população, empresários e lideranças políticas compareceram em peso para ver a apresentação, feita por representantes do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente.
A grande dúvida diz respeito sobre qual forma a Resex será gerida e quem ditará as normas do local. Para o prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, bastante aplaudido no momento do seu discurso, a questão não é discutir se é contra ou a favor da Resex, mas sim como a forma foi imposta à população. “Vivemos numa democracia e a população deve sim ser ouvida e dar sua opinião. Coisa que em nenhum momento ocorreu”, se revolta. “Parece que vivemos numa ditadura. Isto é um absurdo. Não vou abrir mão da população ter poder de decisão. Como cidadão sou contra a Resex, como homem público, sou a favor da população, que me elegeu, e o que ela decidir, aí sim aceitarei. Mas quem tem que decidir é a população”, reforça.
Na apresentação de um projeto que está cercado de mistérios, não ficou especificado quem irá ditar as regras nem de que forma o sistema funcionará. “E é isso tudo que precisa ficar claro para a população, que, aliás, precisa ter poder de decisão”, repete o prefeito de Imbituba. “Eles fizeram uma audiência onde a única coisa que disseram é que querem sugestão sobre os limites da Resex, e não se ela será aceita ou não”, pontua.Prejudicados - De acordo com o levantamento realizado pelo engenheiro agrônomo Joaquim Paulo Guarache Leonardo, especialista em meio ambiente e diretor de Assuntos de Meio Ambiente da Associação Empresarial de Imbituba, serão prejudicados diretamente pela Resex os pescadores artesanais tradicionais não residentes na área a ser constituída resex, pescadores artesanais ou não, mesmo que residentes na área da Resex, pequenos e microempresários, seus empregados e seus fornecedores, principalmente, na atividade do turismo (pousadas, bares, restaurantes, agências de turismo, estrutura de esportes aquáticos), população residente e não beneficiária na área a ser constituída Resex, na zona de amortecimento e corredores ecológicos e turistas.
Indiretamente ainda será prejudicada a população dos municípios de Imbituba e Garopaba, com a diminuição da atividade econômica; utilização de recursos públicos para planejamento, organização, implantação, gerenciamento e controle da Resex, quando esses recursos poderiam ser utilizados para as estruturas governamentais já existentes na área da proposta Resex (por exemplo, APA da Baleia Franca) e que são inoperantes por falta desses recursos. Além das prefeituras de Imbituba e Garopaba, com a queda de arrecadação e perda de autonomia administrativa na área de Resex.*
Lembrando que se você quiser ter uma visão melhor da foto é só clicar sobre a mesma.

Nenhum comentário: