quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Rapidinhas da Semana ( I )


NEM TUDO ESTÁ PERDIDO !



Ao ouvirmos falar sobre nossos políticos, em especial de nossos Deputados e Senadores, costumamos jogá-los na vala comum e dizer que nenhum presta, mas se observarmos atentamente, ainda há aqueles que agem de forma condizente honrando o mandato que lhes é dado por nós eleitores.


Um exemplo disto é o Senador Jeferson Perez, (foto PDT), do Pará, que em tempos de votação da aprovação da CPMF no Senado, usou a tribuna e explicou principalmente aos seus eleitores porque estava votando a favor da prorrogação da CPMF, mesmo sendo ele um ferrenho adversário do governo Lula.



Este não se omitiu, poderia dizer que votaria contra a aprovação e depois votaria a favor, como muitos costumam fazer, pois a votação é secreta. Quem viu o seu discurso ontem via TV, pode ouvir claramente suas palavras dizendo aos seus eleitores, que se achassem sua decisão errada, que não votassem mais nele.

Temos ainda na Câmara dos Deputados e no Senado outros que ainda se salvam, poucos, mais temos é verdade.


18 DE OUTUBRO DIA DO MÉDICO



A origem do Dia do Médico. O dia 18 de outubro foi escolhido como Dia dos Médicos por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Segundo a tradição, São Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador. Não há provas documentais, porém há provas indiretas de sua condição de médico. A principal delas nos foi legada por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a "Lucas, o amado médico".
Outra prova indireta da sua condição de médico consiste na terminologia empregada por Lucas em seus escritos. Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo. Este fato tem sido objeto de estudos críticos comparativos entre os textos evangélicos de Mateus, Marcos e Lucas, e é apontado como relevante na comprovação de que Lucas era realmente médico.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga. Eurico Branco Ribeiro, renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório S. Lucas, em São Paulo, é autor de uma obra fundamental sobre São Lucas, em quatro volumes, totalizando 685 páginas, fruto de investigações pessoais e rica fonte de informações sobre o patrono dos médicos. Nesta obra, intitulada "Médico, Pintor e Santo", o autor refere que, já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do "Colégio dos Filósofos e dos Médicos".
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como Dia dos Médicos é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos, além do Brasil.*


Sendo assim, fica a nossa saudação a toda classe médica, em especial ao Dr. João dos Santos Silva, "Dr João" como é carinhosamente chamado em Garopaba. Ele que foi um dos primeiros médicos a escolher nosso município para exercer a sua profissão e por aqui a exerce até hoje, sendo muito respeitado por toda comunidade Garopabense.


Nenhum comentário: