quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Películas, fique ligado


Novas regras para películas

BRASÍLIA - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou novas normas para o uso e fiscalização de inscrições, pictogramas e películas nas áreas envidraças dos veículos automotores. As resoluções 253 e 254, publicadas ontem, tratam respectivamente do uso de equipamentos para fiscalização de luminosidade e dos índices mínimos de transmissão luminosa que os vidros devem ter. De acordo a resolução 73/98, a fiscalização do uso da película não refletiva deveria ser feita por meio da chancela, marca que indica qual o percentual de visibilidade.
Com a publicação da resolução 253, a verificação da visibilidade deverá ser efetuada por meio do Medidor de Transmitância Luminosa, equipamento que será utilizado para medir, em valores percentuais, a luminosidade dos vidros. O instrumento deverá ser aprovado pelo Inmetro e homologado pelo Denatran.
A resolução de 98 prevê que a transmissão luminosa no pára-brisa deve ser de 75%, nos vidros laterais dianteiros de 70% e nos traseiros 50%. Com a resolução 254 o índice de visibilidade dos vidros traseiros passa a ser 28%. Para efeito de fiscalização, o valor da transmitância será o medido pelo instrumento subtraído de três unidades percentuais. O registro de autuação somente será feito quando o índice for inferior a 26% nos casos em que o limite permitido é 28%, 65% para o limite de 70% e 70% para os casos de 75%.
As resoluções do Contran entraram em vigor ontem, data de publicação. O uso da película em desacordo com as normas é considerado infração grave, o que resulta em multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo até que seja regularizado.*


Então você que é proprietário de veículos fique ligado e verifique se a pelicula de seu "carango" está dentro das normas exigidas pelos órgãos de trânsito, caso contrário isso poderá doer em seu bolso.

Não custa dar uma passadinha nas diversas lojas especializadas que fazem este serviço em Garopaba e região, para não ser surpreendido.


Fonte: www.diariodosul.com.br

Nenhum comentário: