terça-feira, 20 de novembro de 2007

Educação


EDUCAÇÃO




Mais de 70% dos formados em licenciatura no país não trabalham como professores nas escolas brasileiras. Estudo inédito feito pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que, com exceção das áreas de física e química, existem mais licenciados do que a demanda para dar aulas em todas as salas de 5ª a 8ª série e do ensino médio. Cerca de 1,2 milhão se graduaram como potenciais professores nos últimos 25 anos e o crescimento nesse contingente desde 2001 foi de 66%. Mas eles não querem ir para as salas de aula.


A valorização da profissão, minguou com a expansão de estudantes nas escolas públicas brasileiras na última década. Em julho, o Conselho Nacional de Educação (CNE) chegou a divulgar um estudo que falava em “apagão” de professores, já que o país teria uma déficit de 246 mil profissionais. A pesquisa do MEC, agora, mostra números diferentes. A demanda para cobrir todas as escolas de 5ª série ao ensino médio do Brasil é de 725.991 docentes e há 1,4 milhão em exercício. “Havia incorreções no estudo do CNE, não faltam professores e sim faltam professores licenciados para as áreas específicas”, diz o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais do MEC (Inep), Dilvo Ristoff. Ou seja, há profissionais formados em outras áreas ou mesmo professores de disciplinas diferentes dando aulas nas salas que estariam abandonadas. Em física e química existem, respectivamente, 6 mil e 8 mil professores licenciados, mas são cerca de 60 mil trabalhando em cada uma das áreas. Portanto, cerca de 90% de quem ensina essas disciplinas não tem a formação adequada para isso. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".*



Então é aquela velha história, as pessoas até buscam formação nas áreas do Magistério, mas a desvalorização da profissão acaba fazendo com que estas pessoas sejam atraídas para outras áreas, que não a Educação.

*Fonte: Site G1


PROVA BRASIL


Aonteceu ontem em todo o país a Prova Brasil, que é realizada com alunos das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.


A realização da mesma é de responsabilidade do Governo Federal, que com isto avalia o desempenho das escolas do país e busca alternativas para melhorar o desempenho educacional de nosso país.


Em todos os Estado e Municípios as provas são realizadas em alguma escolas, e aqui em Garopaba não foi diferente. Participou a Escola Básica maria Corrêa Saad e obtive informações que também participaram a EM.Norberto J. Floriano, de Encantada.


Resta-nos agora ver se as escolas que participaram terão acesso ao resultado de seus alunos, para que uma avaliação interna em cada Unidade Escolar participante seja realizada, visando melhorar o desempenho das mesmas quando for o caso.

Na foto alunos da EEB Maria Corrêa Saad, que este ano participaram da Prova Brasil.





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